segunda-feira, 4 de junho de 2018

O Hepta do Flamengo

Um perfil não-oficial do Corinthians no Twitter pede para seus seguidores denunciarem jornalistas que falarem sobre o hepta do Flamengo, alegando que a CBF, a FIFA e até o STF já definiram que em 1987, o campeão foi o Sport.

De acordo com a Resolução da Presidência n°02/2011 da CBF, o Clube de Regatas do Flamengo, assim como o Sport Club Recife, são ambos reconhecidos como campeões de 1987. O presidente da CBF na ocasião determinou que em 1987, assim como em 1967 e 1968, houveram duas edições do Campeonato Brasileiro. Em 1967, o Palmeiras foi campeão das duas. Em 1968, o Botafogo levou uma enquanto o Santos levou outra. E em 1987, o Flamengo foi campeão do torneio da elite do futebol brasileiro e o Sport foi campeão do torneio da CBF.

Ainda no mesmo ano, a FIFA reconheceu o Flamengo como hexacampeão brasileiro, conquistando os títulos em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009.

O STF pode ser a mais alta instância do poder judiciário brasileiro, mas não possuí poder no campo desportivo. O único tribunal com esse poder no Brasil é o STJD. Sendo assim, a definição do STF de que o Sport é o "único campeão brasileiro" de 1987 não tem valor no campo de futebol. 
Além disso, a própria ministra do STF, Rosa Weber, afirmou que "é um absurdo que venha ao STF esta questão".

E agora, uma breve aula de história sobre o futebol brasileiro nos anos 80:
Em 1986, o Sport Club Recife ficou na 8° colocação do Grupo K. Cada grupo era disputado por 9 clubes, e os dois últimos colocados era rebaixados para a Taça de Prata (nome da segunda divisão, na época). Desta forma, deveria ter disputado a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 1987.

Em 1987, a CBF anunciou que estava incapacitada financeiramente para organizar a competição. Foi criado então o Clube dos 13, que ficou responsável pelo torneio, com a autorização da própria CBF. O campeonato do Clube dos 13 contava com as equipes da elite do futebol brasileiro (primeira divisão).
Com o decorrer do campeonato, a CBF voltou atrás na decisão e decidiu organizar uma nova competição. Denominou o campeonato do Clube dos 13 como "módulo verde" e criou o "módulo amarelo", com os clubes da segundona.
Criou uma nova regra, prevendo um quadrangular final entre o campeão e o vice do módulo verde, e o campeão e o vice do módulo amarelo. Mas essas regras foram criadas, como eu já disse, com o decorrer do campeonato, o que, segundo as próprias regras da CBF, era ilegal.
Dentro de campo, o Flamengo foi campeão da primeira divisão e o Sport foi campeão da segunda divisão. Mas como o Clube dos 13 não aceitou o regulamento ilegal criado pela CBF, o Sport foi considerado o único campeão daquela temporada. Alguns anos mais tarde, a CBF resolveu fazer a coisa certa e reconhecer também o Flamengo como campeão brasileiro de 1987 (mesmo que o rubro-negro carioca tenha sido o único campeão da primeira divisão). 
A decisão levou a FIFA a reconhecer da mesma forma.
Mas o "rubro-negro" pernambucano, que está mais para tricolor pernambucano (amarelo também é cor e o leão não é uma sigla) não aceitou dividir o título, e entrou na justiça comum, decisão que, segundo as regras da FIFA, poderia levar o clube a uma exclusão do campeonato 
e a impossibilidade de disputar torneios internacionais.
Acontece que nenhum clube brasileiro que tenha acionado a justiça comum jamais recebeu as devidas punições da FIFA, da CBF, do STJD, ou do STF.

Por muitos anos, diversos clubes da elite do futebol brasileiro consideravam o Flamengo como o único e legítimo campeão brasileiro de 1987, incluindo o Corinthians, o Santos e o São Paulo. Por interesses próprios, sempre que chegavam ao quarto título brasileiro, esses clubes mudavam de ideia e passavam a considerar o Sport como o único campeão de 87, para poder dizer que superou o Flamengo e/ou para ficar com a taça das bolinhas.

O fato é que dentro de campo e sem interferência da justiça comum, o Clube de Regatas do Flamengo foi hexacampeão brasileiro, e que dentro de campo e sem interferência da justiça comum, o Sport Club Recife nunca foi campeão da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, mas foi bicampeão da segunda divisão (1987 e 1990). O fato é que o Sport só pode ser considerado o 
"único campeão brasileiro de 1987" com interferência da justiça comum.
O fato é que não importa o que o STF diz, o importante é o resultado que foi conquistado dentro de campo, um título nacional conquistado pelo Flamengo enquanto disputava uma competição entre a elite do futebol brasileiro.

Sendo assim, não denunciem jornalistas que falem sobre o possível hepta do Flamengo em 2018, pois eles não estão fazendo nada de errado.

0 comentários:

Postar um comentário