segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

E se o Campeonato Carioca voltasse a ser como era em seus bons tempos

 

Bons tempos em que o Campeonato Carioca era decidido entre o campeão da Taça Guanabara e o campeão da Taça Rio. E se um mesmo clube conquistasse as duas taças, seria o campeão carioca, sem precisar disputar a fase final.

O modelo de competição estadual dividido em dois turnos, cada turno com sua própria taça, sempre foi o meu modelo favorito. Sempre sonhei em ver todos os estaduais seguindo esse mesmo modelo, mas esse sonho está cada vez mais distante da realidade. Principalmente quando a FERJ, organizadora do estadual com o melhor modelo resolve mudar constantemente seu regulamento, até chegarmos ao modelo atual, que na minha opinião, é o pior de todos.

Para 2021 (e espero que seja apenas para 2021), o campeonato passa a ser disputado por todos os 12 clubes em um único grupo, no sistema de pontos corridos na primeira fase, com os 4 primeiros colocados disputando a fase final da Taça Guanabara, e com o 5°, 6°, 7° e 8° colocados disputando a Taça Rio, que passa a ser um "prêmio de consolação" do campeonato.

Seis clubes disputam a fase preliminar, onde o primeiro colocado entra na disputa da Taça Guanabara, e os clubes restantes são rebaixados.

O novo regulamento incluí também uma multa, a partir da quarta rodada, para clubes que não escalarem seus times titulares.

Dessa vez, a FERJ se superou e conseguiu organizar o pior Campeonato Carioca de todos os tempos. Espero ver o bom velho Cariocão de volta em breve...

***

Não tem nada a ver com o assunto, mas tenho que falar da pior notícia do ano: o duo francês Daft Punk anunciou o fim da parceria. Saiba mais clicando aqui!

0 comentários:

Postar um comentário