segunda-feira, 29 de outubro de 2018

E se existisse... Campeonato Carioca de Futebol Carnavalesco

E se existisse... O Campeonato Carioca de Futebol Carnavalesco seria uma competição oficial de futebol de nível amador, organizado pela FERJ em parceria com as ligas das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Seria dividida em 4 divisões: 
A Série A, disputada entre as escolas de samba do Grupo Especial. 
A Série B, disputada entre as escolas de samba do Grupo A.
A Série C, disputada entre as escolas de samba dos grupos B e C.
A Série D, disputada entre as escolas de samba dos grupos D e E.

A competição começaria a ser disputada em algum período após o fim do carnaval e o desfile das campeãs.

A ascensão e a queda para divisões superiores ou inferiores, respectivamente, dependeriam única e exclusivamente ao resultado das agremiações em seus respectivos grupos nos desfiles das escolas de samba. 
Sendo assim, não haveria briga contra o rebaixamento no campeonato, 
que seria disputado apenas para a disputa de títulos.

Todas as divisões seriam disputadas no sistema de pontos corridos (primeira fase) e mata-mata nas fases seguintes. A terceira e quarta divisão do campeonato seriam divididas em dois grupos.

As oito primeiras colocadas das séries A e B se classificam para as quartas de final (de cada divisão), enquanto as oito primeiras colocadas de cada grupo das séries C e D se classificam para as oitavas de final (de cada divisão).

No final da temporada, seriam disputados dois mini campeonatos: 
1°. A Taça Jamelão, com os campeões das séries A e B do Campeonato Carioca de Futebol Carnavalesco, e os campeões das séries A e B1 do Campeonato Carioca de Futebol Profissional.

2°. A Taça Ivone Laracom os campeões das séries C e D do Campeonato Carioca de Futebol Carnavalesco, e os campeões das séries B2 e C do Campeonato Carioca de Futebol Profissional.

Os dois mini campeonatos seriam disputados no sistema de pontos corridos, e cada clube ou agremiação disputaria 3 partidas, cada, ficando os títulos com o primeiro colocado de cada competição.

Na pré-temporada seguinte, o campeão da Taça Jamelão e o campeão da Taça Ivone Lara disputariam a Taça Samba e Futebol
em partida única a ser realizada no estádio do Maracanã.

0 comentários:

Postar um comentário